Lazer, competição e aprendizado: trabalhando o senso de equipe nas aulas de Educação Física

14 de fevereiro de 2020


A aula de Educação Física é, de longe, uma das preferidas pelos estudantes. O momento de atividades corporais quebra a rotina do aprendizado formal. O que não significa, naturalmente, que o componente curricular em questão não tenha conteúdo. Muito pelo contrário: também é durante esse momento que são desenvolvidos nos estudantes o senso de equipe e a noção de participação ativa na sociedade.

A importância do senso de equipe

Mais do que a formação intelectual, a escola possui a função social de moldar o estudante, desenvolvendo nele noções socioemocionais que o preparam para a vida enquanto cidadãos.

Tomemos, por exemplo, a Educação Básica desde os Anos Iniciais – é nesse momento que o estudante desenvolve a noção de que deve respeitar os colegas. Esse conceito é expandido ao longo do currículo até que ele esteja pronto, ao final dos anos escolares, para compreender seu papel dentro da sociedade em que está inserido. Esse preceito vai ao encontro da primeira das dez competências gerais estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC): “Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”.

Essas competências são trabalhadas em  todas as etapas da Educação Básica de modo transversal, atingindo a Educação Física  de maneira mais específica. “O percurso para saber conviver perpassa essas aulas”, relembra Regiane Taveira, coordenadora pedagógica do Estado de São Paulo, professora de Educação Física e nova membro da bancada do Podcast Arco43, da Editora do Brasil. “Nas aulas de Educação Física, o professor consegue, a partir de atividades específicas, fazer a criança começar a agir com criticidade, ter consciência do seu corpo, seus limites e o do próximo, cuidando de sua saúde, podendo refletir sobre suas escolhas e sua história, e participando de maneira mais ativa na sociedade”, explica.

Isso acontece porque é por meio de jogos, esportes e outras atividades na aulas de Educação Física, que o estudante deverá desenvolver o senso de trabalho em equipe. 

Quando noções de respeito aos limites, próprios e do outro, já são trabalhadas na prática durante as  aulas, por meio do trabalho em equipe, fica mais fácil o estudante aplicar tais conceitos em outras áreas da vida – seja em outras disciplinas, na família, ou no dia a dia além da escola. Daí a necessidade do desenvolvimento do senso de equipe, segundo Regiane: “falar sobre o trabalho em equipe é a base para a vida profissional e, também, para o convívio familiar e social”. 

As aulas de Educação Física no Ensino Fundamental na BNCC

A BNCC apresenta seis unidades temáticas para a disciplina de Educação Física no Ensino Fundamental, que devem ser trabalhadas dentro das dez competências gerais, apontando para “uma trajetória de trabalho organizada para proporcionar experiências e contato com diversas modalidades e práticas corporais”, aponta Regiane. Vale lembrar que cada uma dessas unidades possuem objetivos de conhecimentos variados de acordo com as fases do Ensino Fundamental – Anos Iniciais ou Anos Finais. São elas:

  • Brincadeiras e jogos;
  • Esportes
  • Ginásticas
  • Danças
  • Lutas
  • Práticas corporais de aventura

As temáticas preestabelecidas pela BNCC dosam conhecimentos que são construídos individualmente e em grupo, e é aí que o professor pode abordar e desenvolver o senso de equipe nas aulas de Educação Física.

“O professor não precisa ser especialista em todas essas unidades”, lembra Regiane. Assim, não há porque não trabalhar dança, por exemplo, se o docente não sabe dançar: “o trabalho na Educação Física é cooperativo e construído com o tempo, de acordo com o que o profissional sente e identifica nas suas turmas. É feito, justamente, em equipe”, comenta.

Como montar uma boa aula de Educação Física

Você pode estar se perguntando “mas, se não sou especialista em alguma unidade temática, como posso abordá-la, e ainda assegurar o trabalho em equipe?”. O questionamento é justo e lógico. Para te ajudar a solucionar esse dilema, a Editora do Brasil organizou três dicas para você preparar uma aula de Educação Física para ninguém colocar defeito.

Conheça a turma

Esteja constantemente conhecendo e aprendendo com a sua turma, pronto para adaptar as atividades de maneira a torná-las, sempre que possível, sob medida para seus estudantes. 

Isso é de extrema importância justamente pelo fato do planejamento anual ser feito antes do início das aulas. Assim, algumas estratégias traçadas na ocasião podem não ser as mais adequadas. “Cabe ao professor identificar as necessidades e adaptar ao currículo, estadual ou municipal”, pontua Regiane. 

Assim, aproveite esses primeiros meses de aula para identificar os limites e capacidades de seus educandos a fim de tornar o momento mais proveitoso.

Planeje coletivamente

Conforme você conhecer a turma ao longo do ano letivo, é possível organizar métodos para planejamento coletivo com os próprios estudantes. 

Vamos usar como exemplo a dança, uma das unidades temáticas. É muito comum que os professores de Educação Física aproveitem a época de festas juninas para cumprirem esse objetivo ao ensaiar as quadrilhas. Mas, por que não ouvir a própria turma? Essa escuta pode possibilitar novas abordagens e metodologias para o que já é praxe.

É natural que nem tudo o que os estudantes sugerem pode ser colocado em prática. Ainda assim, é inegável que a turma se sentirá muito mais engajada a trabalhar em equipe para que os planos escolhidos por eles próprios saiam do papel.

Dê o exemplo: participe!

O professor é o referencial do estudante. Por isso, é necessário que ele dê o exemplo. Se um docente de Matemática que está ensinando fração demonstra dificuldade para resolver os mesmos exercícios dados aos estudantes, ele desmotiva e desacredita sua turma. 

Esse conceito acontece, também, nas aulas de Educação Física. Afinal de contas, por que eu deveria praticar vôlei,  por exemplo, se meu próprio professor não gosta ou não demonstra interesse?

Motivação e participação é essencial para contagiar a turma, engajando o trabalho em equipe e tornando a aula de Educação Física um sucesso: está liberado, então, participar, brincar, se divertir e, por que não, também aprender com sua turma.

Fontes:

https://impulsiona.org.br/como-planejar-aula-de-educacao-fisica/

https://impulsiona.org.br/saiba-tudo-sobre-a-bncc-da-educacao-fisica/

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/