Respostas comentadas UNESP 2020 – 1º dia

21 de novembro de 2019


Confira agora a análise das questões de Língua Portuguesa, Literatura e Linguagens da primeira fase do vestibular UNESP 2020. Essa análise foi composta pelas autoras e professoras Graça Sette, Márcia Travalha e Nara Bital.

Percepções das autoras:

✓ A prova rompeu com a linearidade e estabeleceu “diálogo” com as novas tendências metodológicas: aprendizagem ativa, interdisciplinar. Dessa forma, elevou o nível da prova, exigindo a ampliação do repertório do aluno.

✓ Entre os destaques da prova estão:

  • questões interdisciplinares, que exigem do aluno um conhecimento global e conexão entre Língua Portuguesa, História, Geografia, Sociologia, Filosofia e Arte;
  • foco nas habilidades de leitura;
  • mais de uma questão sobre um mesmo texto: o que ajuda o aluno a aprofundar a leitura;
  • objetos de estudo de Língua Portuguesa/Literatura: recursos expressivos empregados na construção dos textos; estéticas literárias: Arcadismo, Barroco, Realismo, Parnasianismo.

Resolução comentada:

UNESP 2020 – Primeira fase – Questões de Língua Portuguesa, Literatura, Linguagens

Acesse ao caderno de questões e gabarito oficial aqui.

  • Questão 2

Carta em que Padre Antônio Vieira responde ao rei D. João IV a respeito da necessidade haver dois “capitães-mores” ou um só governador para a capitania do Pará: “melhor um ladrão que dois, embora seja difícil encontrar um que não roube”. O tema da corrupção na Colônia é tema recorrente na obra de Padre Antônio Vieira, filiada à estética barroca.

  • Questão 3

Escolha de substantivos adequados para caracterizar dois “capitães-mores”, de acordo com suas ações.

  • Questão 4

Padre Antônio Vieira denuncia, na carta, o sofrimento dos nativos e colonos pobres (outro tema recorrente na obra de Vieira).

  • Questão 5

Referência ao contexto histórico em que a carta foi produzida: ciclo do açúcar, que explorava as terras do Nordeste (Conexões Literatura/História/Geografia).

  • Questão 6

Trecho de texto do gramático Adriano da Gama Kury sobre o efeito estilístico do emprego de objeto direto pleonástico e trecho da carta de Vieira, para identificação desse recurso de reiteração de uma ideia.

  • Questão 7

Escolha de adjetivo para caracterizar personagem de tirinha de André Dahmer.

  • Questão 8

Identificação do emprego da linguagem formal e informal na tirinha da questão anterior.

  • Questão 9

Soneto VII, de Cláudio Manoel da Costa (Arcadismo: questões de 9 a 13): o tom de perplexidade no poema.

  • Questão 10

Diálogo do soneto com trecho de “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque de Holanda, que tematiza a devastação da terra causada pela exploração do ouro no século XVIII: contexto histórico em que o soneto de Cláudio Manoel foi produzido (Conexões Literatura/História/ Geografia/Sociologia).

  • Questão 11

Contexto histórico-geográfico em que o soneto foi produzido: ciclo econômico da mineração em Vila Rica.

  • Questão 12

Emprego de hipérbole para enfatizar ideia.

  • Questão 13

Emprego da ordem indireta (hipérbato). Nos poemas desse período é mais comum o emprego da ordem direta. Esse recurso é usual em obras filiadas ao Barroco.

  • Questão 14

Relação entre mapas climáticos e cenários de “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, e “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos (Conexões Geografia/Literatura).

  • Questão 15

Trecho de “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis: Realismo. Identificar trecho em que uma palavra é empregada em sentido figurado.

  • Questão 16

Influência do Darwinismo e do Positivismo nessa obra machadiana.

  • Questão 17

Relação de consequência/finalidade estabelecidas pela conjunção porque e pela preposição para, em trecho de “Memórias póstumas de Brás Cubas”.

  • Questão 18

Trecho de Antonio Candido, a respeito da estética parnasiana, que cultiva a racionalidade, a forma, entre outras.

  • Questão 32

Estilo gótico da Catedral de Notre-Dame (Paris).

  • Questão 38

Conto de Edgar Allan Poe, que descreve cenário urbano marcado pelo processo de industrialização e personagens que simbolizam a burguesia (Conexões Literatura/História).

  • Questão 39

Gravura que representa a Revolução Mexicana, com protagonismo do campesinato e das mulheres (Arte e História).

  • Questão 58

Dois textos que tematizam a falta de consenso, referências e critérios seguros para conceituar determinadas produções artísticas (Conexões Arte/Filosofia).