21 de novembro de 2019
Confira agora a análise das questões de Língua Portuguesa, Literatura e Linguagens da primeira fase do vestibular UNESP 2020. Essa análise foi composta pelas autoras e professoras Graça Sette, Márcia Travalha e Nara Bital.
✓ A prova rompeu com a linearidade e estabeleceu “diálogo” com as novas tendências metodológicas: aprendizagem ativa, interdisciplinar. Dessa forma, elevou o nível da prova, exigindo a ampliação do repertório do aluno.
✓ Entre os destaques da prova estão:
UNESP 2020 – Primeira fase – Questões de Língua Portuguesa, Literatura, Linguagens
Acesse ao caderno de questões e gabarito oficial aqui.
Carta em que Padre Antônio Vieira responde ao rei D. João IV a respeito da necessidade haver dois “capitães-mores” ou um só governador para a capitania do Pará: “melhor um ladrão que dois, embora seja difícil encontrar um que não roube”. O tema da corrupção na Colônia é tema recorrente na obra de Padre Antônio Vieira, filiada à estética barroca.
Escolha de substantivos adequados para caracterizar dois “capitães-mores”, de acordo com suas ações.
Padre Antônio Vieira denuncia, na carta, o sofrimento dos nativos e colonos pobres (outro tema recorrente na obra de Vieira).
Referência ao contexto histórico em que a carta foi produzida: ciclo do açúcar, que explorava as terras do Nordeste (Conexões Literatura/História/Geografia).
Trecho de texto do gramático Adriano da Gama Kury sobre o efeito estilístico do emprego de objeto direto pleonástico e trecho da carta de Vieira, para identificação desse recurso de reiteração de uma ideia.
Escolha de adjetivo para caracterizar personagem de tirinha de André Dahmer.
Identificação do emprego da linguagem formal e informal na tirinha da questão anterior.
Soneto VII, de Cláudio Manoel da Costa (Arcadismo: questões de 9 a 13): o tom de perplexidade no poema.
Diálogo do soneto com trecho de “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque de Holanda, que tematiza a devastação da terra causada pela exploração do ouro no século XVIII: contexto histórico em que o soneto de Cláudio Manoel foi produzido (Conexões Literatura/História/ Geografia/Sociologia).
Contexto histórico-geográfico em que o soneto foi produzido: ciclo econômico da mineração em Vila Rica.
Emprego de hipérbole para enfatizar ideia.
Emprego da ordem indireta (hipérbato). Nos poemas desse período é mais comum o emprego da ordem direta. Esse recurso é usual em obras filiadas ao Barroco.
Relação entre mapas climáticos e cenários de “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, e “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos (Conexões Geografia/Literatura).
Trecho de “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis: Realismo. Identificar trecho em que uma palavra é empregada em sentido figurado.
Influência do Darwinismo e do Positivismo nessa obra machadiana.
Relação de consequência/finalidade estabelecidas pela conjunção porque e pela preposição para, em trecho de “Memórias póstumas de Brás Cubas”.
Trecho de Antonio Candido, a respeito da estética parnasiana, que cultiva a racionalidade, a forma, entre outras.
Estilo gótico da Catedral de Notre-Dame (Paris).
Conto de Edgar Allan Poe, que descreve cenário urbano marcado pelo processo de industrialização e personagens que simbolizam a burguesia (Conexões Literatura/História).
Gravura que representa a Revolução Mexicana, com protagonismo do campesinato e das mulheres (Arte e História).
Dois textos que tematizam a falta de consenso, referências e critérios seguros para conceituar determinadas produções artísticas (Conexões Arte/Filosofia).