Planner para professor: baixe agora e comece a organizar 2020

6 de fevereiro de 2020


Muito utilizada no mundo dos negócios, a palavra planner se tornou sinônimo de organização. Ainda que o termo seja em inglês, refere-se a nada mais do que uma espécie de agenda com tabelas próprias para organização de tarefas a serem realizadas diariamente, semanalmente ou mensalmente. O conceito acabou por ocupar a área da educação, e cada vez mais docentes buscam organizar suas tarefas em planners para professores, que são adaptados para as necessidades da profissão.

O “planner para professor”, entretanto, apenas substitui uma prática já bastante comum: o planejamento semanal. Dedicar parte do dia para planejar o que será abordado em sala de aula durante a semana, apesar de soar como apenas mais uma tarefa do profissional, é extremamente importante para que, futuramente, o aprendizado do estudante seja avaliado. Para facilitar o seu trabalho, a Editora do Brasil te mostra como otimizar ao máximo sua rotina com planners para professores e ainda disponibiliza um modelo exclusivo para download. Vem conferir!

Por que usar um planner?

É normal que, ao acumularmos anos de profissão, tenhamos a ideia de que é possível lidar com tudo apenas com a experiência. Acontece que não podemos contar sempre com isso. Você se lembra, por exemplo, quais foram os últimos conteúdos programados para seus estudantes no final do ano passado? Ou o rendimento deles, individualmente

Se você teve dificuldade para responder às questões acima, já encontrou a prova irrefutável da importância do planner no dia a dia do professor.

O planner, seja para professores ou não, é uma ferramenta de organização. Assim, diversos benefícios podem ser tirados do seu uso, como:

Organizar pensamentos e ideias

Sabe aquela ideia que você tem no meio do dia, o insight que você pega durante uma aula e tantos outros pensamentos criativos que surgem ao longo das horas? Normalmente, grande parte deles estarão perdidos até o dia acabar. 

Isso não significa que você tenha péssima memória ou que seja um mal profissional – é comum que esses pensamentos se percam. É por isso que, por exemplo, muitos escritores têm o hábito de sempre carregarem um bloco de notas, impresso ou digital, para anotar ideias que surjam aleatoriamente.

Esses problemas, quando pensamos em rotinas escolares, podem ser evitados com o uso do planner, que substitui blocos de notas ou folhas soltas por destinar espaços específicos para a anotação não só de ideias, mas da visão do professor durante aulas específicas, o que se torna decisivo para que o docente traga novas abordagens e perspectivas, melhorando sempre a aula.

Checar tarefas

Quem nunca ficou acelerado em época de fechamento de bimestres? Conselhos, notas, atividades, reunião de pais – uma infinidade de tarefas são responsabilidade do professor nesse período, e nem sempre encontramos tempo para pensar nos pequenos detalhes do dia a dia. 

O planner para professor ajuda justamente nisso. No planejamento semanal, você organiza as tarefas de acordo com suas prioridades, evitando deixar passar detalhes. Além disso, poucas coisas são mais prazerosas e trazem mais sensação de produtividade do que checar as tarefas diárias e ver que tudo está concluído com sucesso.

Ajudar na rotina

Às vezes, nos excedemos nas aulas – seja por empolgação própria ou pelo interesse dos alunos. O  fato é que dar aulas é uma caixinha de surpresas, e nunca se sabe quando a exposição durará 40 minutos ou 1h30. Manter no planner o planejamento da ordem e duração das aulas auxilia para que tudo saia como planejado, sem que você precise correr na explicação de conteúdos por não ter cumprido o tempo previsto para o tema anterior.

Planner para professor: a importância do planejamento semanal

O planner para professor se destaca, então, como um planejamento individual que capta as informações essenciais da semana: o que será ensinado, quando e como. Dados adicionais, como notas, observações, feedbacks e outros, podem ser incluídos de acordo com a necessidade ou preferência do docente.

Além disso, tal atividade é essencial para checar a aprendizagem dos alunos ao longo do tempo: se pode conferir, ao mesmo tempo, as notas (no diário) e as atividades (no planner).

Para te ajudar a dar o primeiro passo, a Editora no Brasil disponibiliza logo abaixo um modelo exclusivo de planner semanal. Ao baixar e lembre-se: fique à vontade para usá-lo da maneira que mais se mostrar prática para seu método de trabalho. Se você for gestor escolar, por que não fazer uma cópia para cada professor da equipe e estimular o uso do planner?

Baixe agora o seu planner semanal e se organize!