Pesquisa: O que os pais querem da escola? Entenda mais sobre os pais na educação

2 de julho de 2019


A participação dos pais na escola por meio de um relacionamento mais próximo foi eleito como um dos principais motivos pelos quais eles consideram manter o filho matriculado. É o que aponta a pesquisa “Tendências para o mercado educacional 2020”, realizada pelo portal Escolas Exponenciais, que entrevistou mais de 150 mil pais de estudantes em todo o Brasil.

 

O estudo apontou impressões sobre os pais na educação: o que eles esperam e consideram sobre uma instituição de ensino. De acordo com a pesquisa, a participação dos pais na escola é quatro vezes mais eficaz para fidelização do que a qualidade do material. Além disso, mais de 30% dos pais destacaram que o cuidado e a atenção pessoal com o aluno são tão importantes quanto a excelente educação de valores morais e éticos. 

 

Escola comprometida, humanizada e confiável é a escolha dos pais 

Em geral, os pais destacaram que estão satisfeitos com a rede privada, com 96% de avaliação positiva da qualidade de ensino oferecida. Destes, 34% destacaram como ‘excelente’ e 44% como ‘muito bom’. Quando perguntados sobre as características que melhor representam a escola, os pais definiram, em primeiro lugar, com quase 50% dos votos, o comprometimento com o ensino, seguido pela humanização e pela confiabilidade. 

 

Por outro lado, dentre os pais que não possuem uma boa fidelização com a escola, 34% consideram trocar de instituição de ensino e 36% disseram ‘talvez’. Entre os principais motivos pelos quais eles consideram sair da escola estão: distância da casa ou do trabalho (20%), falta de investimentos em melhorias e inovações (18%) e pouca abertura para relacionamento com aqueles que atuam diretamente com seu filho (17%). Outros motivos apontados pelos pais como insatisfação em relação à escola foram atividades pedagógicas pouco divulgadas ou com informações incompletas (15%) e motivos relacionados à busca por performance nos vestibulares (15%).

 

Pais na educação: são eles que decidem a escola pelos filhos

A pesquisa, que foi realizada durante o segundo semestre de 2018, contou com a participação de pais de alunos de escolas de ensino infantil, fundamental e médio privadas de todo o País. Por meio de 18 questões múltipla-escolha, a pesquisa focou em avaliar a participação dos pais na educação e os motivos que eles consideram manter ou não os filhos na mesma escola no ano letivo de 2019.

 

Mais de 90% dos pais entrevistados são os tomadores de decisão sobre as questões educacionais e escolares dos alunos. O mesmo se confirma em relação ao Ensino Médio: 80% afirmaram serem o principal definidor da escola do filho. Contudo, é neste segmento que está a maior insatisfação dos pais (12%).

 

Alta performance nos vestibulares foi a menos votada 

Entre as opções pelas quais os pais consideram continuar com a escola, as menos votadas foram em relação ao desempenho esperado pelos alunos na vida adulta. Opções como ensino bilíngue, infraestrutura que proporciona contato com a natureza, alta performance nos vestibulares, formação de alunos empreendedores e alto investimento em segurança são menos considerados pelos responsáveis dos alunos na hora de avaliar uma instituição de ensino. 

Fonte: https://escolasexponenciais.com.br/tendencias-e-metricas/o-que-pais-mais-valorizam-nas-escolas/

 

Confira as obras da Editora do Brasil aprovadas no PNLD 2020