O que o professor deve considerar antes de escolher o livro didático do PNLD?

28 de agosto de 2019


Se você se sente inseguro(a) na hora de escolher o livro didático para os seus alunos, saiba que não está só! Não é raro que essa dúvida acometa os professores, principalmente em época de decidir as obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A escolha da escola irá guiar o ensino dos estudantes nos próximos quatro anos e, por isso mesmo, deve ser feita com muito cuidado.

No PNLD 2020, serão escolhidos os livros didáticos e literários para os anos finais do Ensino Fundamental. Essa é uma época delicada na vida do estudante: nem completamente criança, nem completamente adolescente. É preciso que o professor entenda as particularidades dessa faixa etária (que vai dos 11 aos 14 anos, em média), e opte pelo material que mais se adequa aos alunos – não só na questão de linguagem e conteúdo, mas em diversos outros aspectos pertinentes à obra.

PNLD: a importância de escolher bem

Mais do que escolher bem, é preciso compreender o motivo pelo qual se deve escolher bem. O livro e o material didático oferecidos pelo PNLD farão as vezes de orientação não só para o aluno, mas também para o professor. Enquanto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos mostra o que deve ser abordado, a obra didática irá nos nortear e propor caminhos para alcançar esses objetivos. 

Assim, além de ser uma fonte de estudos e dicas para o docente, o livro didático do PNLD também serve como apoio para os alunos acompanharem a explicação do professor, principalmente por meio de textos auxiliares ou recursos visuais – como imagens, gráficos, infográficos, entre outros. É no livro que o aluno irá complementar e aprofundar seus conhecimentos. 

Por esses e outros motivos, é fundamental que diversos critérios sejam considerados na hora de escolher o livro didático nesta edição no PNLD. Mas quais seriam eles?

O que considerar na escolha do livro didático?

À época de decisão do PNLD, é recomendável que você literalmente organize maneiras de comparar as obras disponíveis, atribuindo pontuação para cada um dos critérios. Nós ajudamos com alguns itens importantes na lista abaixo. Confira:

Autor

Conhecer o autor e sua experiência profissional é muito importante. As ideias que ele acredita, as universidades que frequentou e os outros livros que publicou, didáticos ou não, podem interferir não apenas na qualidade do conteúdo, mas até mesmo na maneira em que é exposto. Felizmente, a tecnologia nos permite encontrar muitos perfis de autores com facilidade na internet. 

Coleção

Não é à toa que os livros didáticos são normalmente separados em coleções. Isso significa que os conteúdos seguem uma metodologia voltada para o melhor aprendizado do aluno. Dessa forma, observar a maneira com que os conteúdos se entrelaçam entre os volumes da coleção é extremamente importante para avaliar a qualidade das obras, evitando que temas se repitam ou que sejam abordados assuntos antes do momento certo ou sem a bagagem adequada. 

Propostas

O livro didático deve ser um equilíbrio perfeito entre teoria e prática. É importante, entretanto, notar se as propostas da obra estão de acordo com a realidade dos alunos. Isto é, quanto mais inovadora a proposta didática for; quanto mais aproximar os conteúdos do dia a dia do aluno, da tecnologia e de fontes de conhecimento diferenciadas, mais o aluno ficará engajado e comprometido com a disciplina.

Material do professor

É fundamental que o livro do aluno seja acompanhado pelo material didático do professor. Lá, o docente deve ter todo o apoio relacionado aos conteúdos trabalhados na versão do estudante. Além disso, quanto mais o material apresentar propostas de atividades interdisciplinares pertinentes, mais ele será rico.

Autonomia do aluno

O aluno, principalmente na faixa etária do Ensino Fundamental 2, deve ser estimulado a exercer sua autonomia. Exercícios de repetição e múltipla escolha à exaustão vão na contramão desse preceito, tornando a obra de má qualidade. É preciso que o livro didático apresente problemas e proponha que os alunos encontrem soluções criativas; que estimule o diálogo, a pesquisa e a reflexão, priorizando o pensamento crítico à cópia pela cópia.

Adequação à faixa etária 

Por fim, o livro didático deve estar de acordo com a faixa etária dos alunos. Assim, os textos e atividades devem estar pareados com o segmento (anos finais do Ensino Fundamental), não apenas em questão de linguagem e vocabulário, mas até mesmo na forma com que o conteúdo é organizado e apresentado.

Por que escolher a Editora do Brasil?

Cumprindo excepcionalmente os critérios acima, a Editora do Brasil emplacou diversas coleções no PNLD 2020: Tempo, Apoema e Conhecer e Transformar, que além de alinhadas à BNCC, oferecem o melhor conteúdo para o aluno e um rico material para o professor. 

Para conhecer um pouco mais sobre nossas coleções, leia este artigo, fique ligado no nosso blog e no site das obras aprovadas no PNLD 2020 da Editora do Brasil!

Fonte:

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/391/como-escolher-bem-os-livros-didaticos