Jovem de 12 anos cria fórmula que auxilia o processo de como ensinar Matemática

14 de janeiro de 2020


O senso comum diz que a grande diferença entre as humanidades e as competências de exatas são as possibilidades abertas da primeira e o caráter “rígido” da segunda. Por exemplo: o termo “vc” é uma contração popular de “você”, que por sua vez também contrai “vosmicê”. Ou seja, um pronome de tratamento, matéria própria da Língua Portuguesa,  sofreu alterações ao longo do tempo, diferenciando sua forma dominante. Por outro lado, 4+4, por exemplo, sempre será  8. Tais conclusões fazem com que consideremos, muitas vezes, que não existem outras maneiras como ensinar Matemática. É justamente esse preceito que um jovem nigeriano  contrariou no final de 2019, no Reino Unido.

A nova fórmula

Ainda que seja uma ciência fixa, isso não significa que não seja possível encontrar novos caminhos que auxiliem no processo de como ensinar Matemática. Foi exatamente isso que Chika Ofili, um estudante de apenas 12 anos, conseguiu fazer: o garoto, que estuda na Westminster Under School, em Londres, desenvolveu uma nova fórmula matemática que facilita o processo de divisão.

Segundo a professora do jovem, a ideia surgiu depois de uma atividade de férias. Os alunos precisavam estudar o livro First steps for problem solvers, da United Kingdom Mathematics Trust (UKMT). A publicação apresenta testes rápidos para verificar a divisão de números de três ou mais dígitos por 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 9.

Ao perceber que não existia um teste rápido para o número 7, Ofili desenvolveu o próprio método para verificar a divisão. A fórmula foi testada por um matemático depois que o aluno apresentou a teoria para os professores do colégio. Ao atestar a eficácia da metodologia, o mesmo matemático comprovou que a estratégia do jovem também é aplicável, além do 7, para os números 12, 19, 26 e 33. 

Como ensinar Matemática com a fórmula de Ofili

A fórmula de Ofili para descobrir se um número de três ou mais dígitos é divisível ou não por 7 consiste na multiplicação do último algarismo por cinco e na soma do resultado com a parte restante do número original. Caso o resultado seja divisível por 7, então o valor inicial também será.

Pode parecer complexo, mas a fórmula é bem intuitiva. Tomemos como exemplo o número 532. Para descobrir se ele é divisível por 7, deve-se seguir o seguinte modelo:

532 → 53+2×5 → 53+10=63

Sendo 63 um número divisível por 7, então, 532 também o é. Caso o resultado final ou valor inicial seja um número de três algarismos, basta repetir fórmula:

987 → 98+7×5 → 98+35=133 → 13+3×5 → 13+15=28

Logo, 28 sendo divisível por 7, 987 também é. A descoberta promete aprimorar e facilitar a maneira como se ensina Matemática, principalmente nas épocas escolares onde a divisão é o conteúdo programado. 

Reconhecimento

O jovem nigeriano foi reconhecido pela descoberta, recebendo o prêmio TruLittle Hero Awards, da Cause4Children Limited, que fomenta e recompensa realizações notáveis de crianças e adolescentes como Chika Ofili. 

A descoberta, além de notável pela idade de Ofili, se torna ainda mais relevante quando consideramos que os últimos grandes nomes da Matemática no século XXI foram as descobertas de Terence Tao, hoje com 44 anos, sobre números primos.

O feito de Ofili, além de reforçar que é possível transformar realidades por meio da educação, nos mostra que até agora existem muitas possibilidades ainda não descobertas no mundo da matemática.

FONTE:

https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2019/11/19/interna_internacional,1102274/menino-de-12-anos-descobre-formula-matematica-que-ajuda-o-estudo-da-di.shtml