Jornada do aluno: O funil do marketing na educação

2 de julho de 2019


Técnica pode ajudar na atração de novos alunos para sua instituição

 

Quando o assunto é educação privada, lidar com a concorrência é um dos grandes desafios e preocupações do dia a dia da gestão escolar. Uma das estratégias de divulgação e captação de novos alunos é o meio digital. A grande dúvida é: como trabalhar essas técnicas de forma a atrair novos alunos? Uma boa forma de alcançar esse resultado é por meio do marketing para escolas, utilizando a jornada do aluno.

De olho nisso, muitas instituições de ensino têm investido de forma intensa na produção de conteúdos e anúncios nas redes sociais e no Google, além da criação de blogs.  Por meio da utilização desses canais é possível se conectar com o público que deseja, como os pais e os alunos, oferecer conteúdo relevante para eles e estabelecer um diálogo, que tem como objetivo despertar o interesse em fazer parte da instituição.

 

Jornada do aluno: o que é e como aplicá-la 

Essas ações utilizadas seguem as estratégias do marketing digital, que é um conjunto de atividades on-line que têm como objetivo atrair novos clientes e promover a identidade de uma marca. Dentro dessa lógica, diversos recursos podem ser utilizados por meio do funil do marketing ou funil de vendas, também conhecido como jornada do consumidor.

O funil engloba as etapas que os potenciais clientes, neste caso, os pais dos alunos, irão percorrer antes de optar pela sua instituição de ensino. Basicamente, podemos destacar três etapas da jornada do aluno: reconhecimento, consideração e decisão.  Abaixo, selecionamos algumas dicas de estratégias para cada etapa da jornada. Confira:

 

Reconhecimento – Na primeira etapa, o potencial aluno ainda está na fase de “aprendizado”, ou seja, seus pais ainda não estão buscando por uma instituição de ensino. Por isso, é importante fazer com que eles entendam que o aluno possui uma necessidade e que eles se interessem pela sua instituição.

Nesta fase, você poderá produzir, por exemplo, conteúdos sobre a importância do estudo, metodologias de ensino diferentes e inovadoras, entre outros assuntos gerais sobre o cenário da educação e que sejam relevantes para os alunos e, claro, para os pais, os reais tomadores de decisão. A divulgação do conteúdo poderá ser postada em diversos canais como: blogs, redes sociais, revistas digitais, podcasts, entre outros.

 

Consideração – Nesta etapa do marketing para escola, os pais do aluno já estão reconhecendo que precisam de uma instituição de ensino. Por isso, o conteúdo produzido deve ser dedicado a mostrar o que a sua escola tem como solução para o que eles precisam.

Sendo assim, durante essa fase da jornada do aluno, você poderá criar e disponibilizar materiais gratuitos com informações sobre cursos, atividades oferecidas, curiosidades e demais conteúdos a respeito dos diferenciais da sua escola que poderão cativar e despertar o interesse. Anúncios no Google Adwords e parcerias pagas com canais de ensino são algumas estratégias interessantes. 

 

Decisão – Aqui, os pais do aluno já estarão comparando as escolas para que eles possam tomar a decisão e  realizar a matrícula. Nesta etapa da jornada, é o momento que a equipe pedagógica e administrativa poderão agir e fazer o contato com eles, seja por e-mail ou telefone.

Nesta última etapa do funil, promover descontos para matrículas, benefícios, brindes e outras ações mais próximas com o futuro aluno e seus responsáveis, também são ótimas ideias para atrair novos estudantes.

 

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