Hora do planeta e aquecimento global: como trabalhar com a turma

29 de março de 2020


A crise causada pela pandemia de Covid-19, doença desencadeada pelo Novo Coronavírus, é preocupante e coloca todas as nações do mundo em estado de alerta. Por outro lado, os efeitos para o meio ambiente decorrentes das quarentenas forçadas ao redor do planeta são, no mínimo, curiosos, nos fazendo lembrar do evento que ocorre neste fim de semana: a Hora do Planeta.

Menos poluição

Desde o começo de março, o mundo vê a prática do isolamento social ser incentivada a fim de desacelerar o crescimento exponencial do Novo Coronavírus. No ímpeto de salvar vidas, diversas empresas pararam suas produções e fábricas fecharam suas portas. O efeito dessa quarentena generalizada é a redução de poluentes emitidos à atmosfera terrestre.

Na China continental, primeiro epicentro da doença (os Estados Unidos passaram à frente no último dia 27), por exemplo, a emissão do dióxido de nitrogênio (NO2), um dos gases mais poluentes, caiu 25% entre janeiro e fevereiro. Em Milão, na Itália, a liberação do mesmo composto despencou 40% em apenas duas semanas. 

Já Veneza, carente de turistas, apresenta águas cristalinas em seus canais, antes poluídos pelo alto fluxo de balsas. Em São Paulo, nunca antes se notou uma queda significativa na poluição do ar como na última semana.

A previsão da Agência Internacional de Energia  (AIE) é que a demanda por petróleo caia pela primeira vez desde 2009, quando o mundo se recuperava da crise financeira desencadeada nos Estados Unidos. Isso pode ocorrer devido à baixa procura de viagens e atividades comerciais – menor demanda, menor exploração do meio ambiente.

A Hora do Planeta

Todo este cenário nos remete à Hora do Planeta, evento global organizado pela Rede WWF que se dedica à conscientização sobre o aquecimento global e outros fenômenos climáticos nefastos causados pelo homem.

As circunstâncias, naturalmente, não são as melhores. O mundo ideal pregaria a preocupação com o meio ambiente de forma espontânea. Os sinais positivos que a natureza nos dá após a reclusão social, por outro lado, é um exemplo contundente de que ações como a promovida pela Rede WWF são essenciais e urgentes.

Durante a Hora do Planeta, a população global é convidada a apagar as luzes durante uma hora para mostrar seu apoio ao combate à emissão de poluentes que causam o aquecimento global – líderes mundiais, ONGs e diversos outros grupos também participam do momento.

Conscientização em sala de aula

A Hora do Planeta se torna, então, grande exemplo para os estudantes, principalmente em momentos como os que vivemos hoje, quando o assunto é preservação do meio ambiente nas escolas. Incentivá-los a participar do movimento, apagando as luzes de casa durante o evento é essencial para fazê-los sentirem ativos socialmente, protagonistas na sala de aula e na sociedade.

Mas, como ir além do simples fato de apagar as luzes? A Editora do Brasil te dá algumas dicas.

Debate crítico

Em tempos de Covid-19 e de aulas à distância, talvez a atividade que melhor atinja os resultados esperados de conscientização, considerando a necessidade de recursos tecnológicos para unir toda a turma, sejam os debates. Diversas plataformas e programas, como o Skype e o Google Meet, fornecem suporte para conversas em grandes grupos de pessoas. Por meio delas, é possível reunir toda a sua turma e promover debates e reflexões (que podem ser desdobradas em outras ações de acordo com o planejamento do docente) de forma rápida e fácil. A partir daí, é só provocar o raciocínio do jovem e deixar as ideias fluírem, sempre mediando o debate.

Dias melhores virão?

Um posicionamento interessante para apresentar aos estudantes é a previsão do que pode acontecer após a pandemia do Novo Coronavírus.

Especialistas afirmam que há uma grande possibilidade de, assim que for seguro retomar as atividades industriais, líderes do mundo inteiro elevarão à máxima potência a capacidade produtiva de suas nações, na busca por sair da crise econômica que podemos entrar em breve.

Isso é baseado no exemplo da crise de 2008. À época, o mundo viu trilhões de dólares sendo investidos na recuperação econômica, principalmente no setor de montadoras, sem que fosse levado em consideração ações de proteção e cuidado com o meio ambiente. A partir daí, notou-se um aumento significativo no nível de poluição no mundo. 

Hoje, torna-se imprudente e desrespeitoso dizer que a pandemia está contribuindo para o meio ambiente, pois traz sofrimento à sociedade, mas é inegável que a situação atual pode ser o trampolim para novas relações entre a atividade produtiva mundial e a natureza.

O que, então, você e seus alunos acreditam que deve ser feito assim que a pandemia passar? Quais os melhores modelos de produção e como tudo isso pode crescer e se tornar uma grande lição para dias melhores? Essa é, certamente, uma ótima pauta para pensarmos com as luzes apagadas durante a Hora do Planeta.

Fontes:

https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus/ruas-vazias-freio-na-poluicao-meio-ambiente-se-beneficia-com-expansao-do-coronavirus-24324162

https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/horadoplaneta/

https://exame.abril.com.br/mundo/hora-do-planeta-2020-apagao-pelo-meio-ambiente-e-neste-sabado/