Dia Mundial do Teatro: 5 tours virtuais para fazer com a turma

27 de março de 2020


Uma das manifestações artísticas que mais sobreviveu ao longo dos anos é o teatro. Nascido na Grécia há mais de 2.500 anos, recebeu influências de diversos povos e épocas diferentes, levando para os palcos tanto a diversão quanto a reflexão crítica. Não é à toa que desde a década de 1960 comemora-se o Dia Mundial do Teatro em 27 de março.

Mais do que celebrar essa arte milenar, a data nos lembra da importância da prática para a sociedade – não só para o adulto que consome cultura, mas principalmente para a criança e o jovem em formação psicossocial. Mas, como essa manifestação artística pode ser tão importante para essa faixa etária? A Editora do Brasil te explica.

Do conceito à importância do teatro na formação do jovem

O teor universalista das peças de teatro estão no cerne de seu surgimento e são, também, o alicerce que o torna tão essencial 2.500 anos depois. 

Ainda na Grécia antiga, dramas e sátiras que eram encenadas fizeram o homem olhar para si e criar uma autorreflexão que perdura até hoje. Édipo Rei, de Sófocles, por exemplo, que conta a história do jovem que mata o pai e se casa com a mãe, tornou-se tão memorável que serviu de inspiração para teorias freudianas do mundo moderno.

Essa autorreflexão proposta pelo teatro fica mais explícita nas sátiras (como A revolução das mulheres, de Aristófanes, que criticava a diferença entre sexos) e atinge seu pico no século XVIII, com o surgimento do drama. Aqui, situações corriqueiras do dia a dia ganham espaço em meio às tragédias e passam a retratar os dramas comuns das sociedades – o amor não correspondido, a disputa por reinos, a pobreza, entre outros.

Assim, o teatro torna-se um ambiente que conecta realidades distintas, que se transfigura tanto a fuga quanto a contemplação da vida: assistir, por exemplo, a problemas sociais no palco é mais fácil do que vivê-los na pele. Por outro lado, essa experiência proporciona ao espectador a possibilidade de desenvolver sua empatia, o fazendo encarar a vida real com olhos mais críticos.

O desenvolvimento da empatia

Se o teatro desperta a empatia do espectador, tal efeito é muito maior em quem atua. Isso porque compreender sentimentos e emoções que não são próprias e saber trabalhar em equipe é essencial para “entrar” no personagem. É por isso que o teatro é uma das artes mais importantes para a criança e o jovem.

Por meio de atividades que envolvam a encenação, por mais simples que sejam, a criança e o jovem desenvolvem a capacidade de interagir, improvisar e socializar ideias de maneira lúdica. Tão importante quanto isso, aprende a ter noção de si mesmo, aprimorando o autoconhecimento: na hora de atuar, o jovem precisa compreender o que está sentindo no momento e organizar isso em seu interior de modo a ter espaço para “sentir” o que o personagem precisa sentir. Isso o torna mais consciente, além de si mesmo, de que existem outras realidades além da sua, aprimorando seu senso de coletividade.

Já para turmas de Ensino Médio, por exemplo, as atividades que envolvem o teatro e a dramaturgia podem ser mais elaboradas, exercitando o debate e o senso crítico em etapas anteriores à atuação, como na elaboração de roteiros, cenários, entre outros.

Dia Mundial do Teatro: 5 visitas virtuais

O Dia Mundial do Teatro deste ano, entretanto, apresenta algumas limitações. A pandemia de Covid-19, o Novo Coronavírus, obrigou não só que casas de espetáculos fossem fechadas, mas também paralisou as aulas no Brasil e no mundo, tornando impossível, por hora, trabalhos que envolvam o contato social.

Como, então, relembrar a data com a sua turma?

Para não deixar esse momento tão importante para a arte passar em branco, a Editora do Brasil selecionou 5 teatros essenciais do Brasil para que você faça um tour virtual com seus alunos. 

Nos links a seguir, mais que visitar os espaços on-line, você tem acesso a informações e curiosidades que contam um pouco mais da história do teatro no Brasil e no mundo – sem sair de casa!

Antes de se aventurar nos teatros abaixo, se preferir, baixe agora o e-book 7 Recursos Digitais para Aulas Remotas, da Editora do Brasil. Nele, você terá um passo a passo de como organizar atividades remotas com seus estudantes.

1.Theatro Municipal de São Paulo

Mais do que cartão postal da cidade, o “Municipal de São Paulo”, como é conhecido, é um dos teatros mais importantes do Brasil. Inaugurado em 1911, é uma miscelânea de referências renascentistas, clássicas e neoclássicas. É casa da Orquestra Sinfônica do Municipal e célebre por receber as melhores produções líricas do país. Já recebeu artistas de renome nacional e internacional. 

Na tour virtual do Theatro Municipal de São Paulo, você vai conhecer mínimos detalhes do saguão principal, do salão nobre e da sala de espetáculos, incluindo áreas proibidas ao público em geral, como a cúpula de ensaios, localizada acima do lustre da sala de concertos. Para visitar o Theatro on-line, é só acessar este link.

2.Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Inaugurado dois anos antes do Municipal de São Paulo, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro serviu de inspiração para o irmão paulista. O Brasil carecia de palcos à moda europeia, assim, o Municipal do Rio também segue o estilo predominante de Paris: eclético, grandioso e extremamente detalhado. Localizado na Cinelândia, divide o prestígio com São Paulo como um dos centros artísticos de maior importância do país. Recebe orquestras, peças de teatro, óperas e ballet. Para conhecer esse teatro monumental, é só acessar a tour virtual clicando aqui.

3.Theatro da Paz

O Theatro da Paz é um verdadeiro monumento neoclássico inaugurado em 1869, durante o ápice do ciclo da borracha na região norte do Brasil. Ao longo de seus 142 anos de história, consagrou Belém do Pará como o palco que recebeu ninguém menos do que Carlos Gomes, à frente de sua ópera O Guarani, e a memorável bailarina russa Ana Pavlova.

Você pode conferir os detalhes do Theatro da Paz em vídeo clicando aqui. Se preferir, fotos comentadas pela curadoria do teatro disponíveis nesse link.

4.Teatro de Santa Isabel

Localizado em Recife e todo em estilo neoclássico, o Teatro Santa Isabel é o mais antigo da lista: inaugurou em 1850, consolidando-se como um ícone de Pernambuco há 170 anos. Mais que um teatro “comum”, suas instalações já conheceram figuras importantes da história do Brasil, como o Imperador Dom Pedro II. Foi palco, por meio de Joaquim Nabuco, da campanha abolicionista, além de ter sido em sua plateia que Castro Alves conheceu Eugénia Câmara. A visita virtual está disponível neste link.

5.Ópera de Arame

O Ópera de Arame é o teatro que mais se diferencia nesta lista. Fundado em 1992 e reformado em 2006, possui o estilo construtivo e se tornou cartão postal de Curitiba por suas singularidades: totalmente redondo, fica localizado ao redor de um lago artificial, sendo a única entrada feita por meio de uma passarela sobre as águas. Sua estrutura é toda de metal e policarbonato, lembrando uma construção frágil de arame e vidro. Para conhecer o local, é só fazer a tour virtual clicando aqui.

Fontes:

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/03/atores-tem-atividade-cerebral-diferente-quando-estao-em-cena.html

https://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/0327—dia-do-teatro.htm

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/artes/a-crianca-teatro-na-escola.htm

PNLD 2020