PNLD 2020 - Obras Literárias

Um encontro com a liberdade

Código 0605L20603

Categoria 2 (8º e 9º anos) | Gênero: Romance | Tema: Diálogos com a História e a Filosofia

Autor: Júlio Emílio Braz | Ilustrador: Roberto Weigand

Que tipo de pai teria o filho como escravo? Ainda criança, Gabriel perdeu a mãe, uma escrava e companheira de seu pai, Valentim, um rico comerciante português. Conforme o tempo passa, o garoto, que sempre trabalhou para o pai, vai entendendo sua condição e a situação em que outros negros se encontram, aumentando sua revolta. A liberdade parece-lhe algo distante e, ao mesmo tempo, assustadora. Afinal, ela realmente resolveria seus problemas? Autêntico e esclarecedor, Júlio Emílio Braz aborda no livro a libertação dos escravos, conduzindo o leitor a perceber outro lado, muitas vezes desconhecido, sobre a Lei Áurea.

Selo: FGV Editora


Minha vida não é cor-de-rosa

Código 0039L20603

Categoria 2 (8º e 9º anos) | Gênero: Romance | Tema: Conflitos da adolescência

Autora: Penélope Martins | Ilustradora: Mara Oliveira

Enquanto busca seu lugar no mundo, a sensível protagonista deste livro precisa lidar com as responsabilidades, namoros e amizades complicadas. Além disso, tenta superar dois casos de assédio conversando com as amigas e com os pais, mobilizando-se na escola, sendo uma boa aluna e fazendo a diferença no mundo. Este livro intenso aborda temas difíceis de maneira bastante delicada, retratando com doçura o despertar para questões importantes, como o feminismo, a desconstrução de estereótipos, a igualdade e os direitos humanos. Ao longo das páginas do livro, o leitor irá acompanhar o desabrochar dessa adolescente – pois aqui, adolescência é tratada como florescimento para as alegrias e tristezas da vida.

Selo: Editora do Brasil


Layla, a menina síria

Código 0041L20603

Categoria 1 (6º e 7º anos) | Gênero: Romance | Tema: Encontros com a diferença

Autoras: Cassiana Pizaia, Rima Awada Zahra e Rosi Vilas Boas | Ilustradora: Veridiana Scarpelli

Layla veio de Alepo, no norte da Síria. Ela e sua família tiveram que deixar o país por causa da guerra, assim como quase todos os seus amigos e familiares, obrigados a procurar um lugar seguro para viver. Neste emocionante livro, Layla conta histórias do período tão conturbado que viveu antes de finalmente chegar ao Brasil. Através de sua sensível narração, o leitor entrará em contato com um mundo completamente diferente, com outros cheiros, sabores, cores e dores. Como será ficar longe de tudo e todos que conhecemos, viver com tantas lembranças tristes, ter que recomeçar do zero? No mundo contemporâneo, faz-se mais que necessário entender diferentes realidades, ouvir as histórias dos outros e aprender com eles o que é empatia, superação e coragem.

Selo: Editora do Brasil


Olhar de frente

Código 0665L20603

Categoria 1 (6º e 7º anos) | Gênero: Romance | Tema: Encontros com a diferença

Autora: Tânia Alexandre Martinelli | Ilustrador: Sergio Ricciuto

Beto é um adolescente comum, que vai à escola e está apaixonado. Vladmir é um senhor rabugento, que está sempre se lamentando por ser cego. Sebastião é um catador de material reciclável, que vive espalhando sua alegria mesmo a quem não é tão receptivo, como Vladmir. Três gerações, três vidas completamente diferentes, três histórias que se cruzam nesta sensível narrativa. Cada um desses personagens, na busca pela superação de seus conflitos, vai mostrar ao leitor uma nova maneira de ver o mundo – mais humana, e cheia de possibilidades.