3 dinâmicas de reunião de pais para sair da mesmice

18 de setembro de 2019


O processo de ensino-aprendizagem na escola possui muito mais nuances do que apenas a relação entre aluno e professor. E o estudante nunca vem sozinho: sempre que o professor assume uma turma nova, ele também acaba por se responsabilizar pelo contato com as famílias dos jovens. Essa relação entre a escola e família deve ser trabalhada com afinco, principalmente nos encontros de pais e mestres, que é a ocasião em que essas duas pontas se encontram com maior intensidade. E a aplicação de algumas dinâmicas de reunião de pais pode ajudar no processo.

À primeira vista, parece simplista abordar as famílias por meio de dinâmicas. Entretanto, é preciso considerar os desconfortos na hora da reunião de pais e mestres: a falta de confiança no primeiro encontro do ano, pais frustrados quando o filho tira uma nota abaixo do esperado – tudo isso causa um desgaste na relação entre escola e família que pode ser prejudicial a longo prazo. As dinâmicas de reunião de pais são o melhor caminho para fazer o público praticar a empatia e encarar as adversidades com outros olhos, evitando conflitos e estreitando laços.

O que considerar antes de organizar uma reunião?

Antes de preparar uma dinâmica para os pais e familiares dos seus alunos, você precisa entender a importância da atitude. Famílias cativadas são aliadas no ensino do estudante, além de participarem ativamente nas atividades da escola. Por isso mesmo, busque conhecer muito bem o perfil dos pais, principalmente na primeira reunião do ano.

Além disso, é muito importante organizar as pautas necessárias da reunião de modo a otimizar o tempo, demonstrando preocupação com os pais ou responsáveis presentes. Encontrar um momento para que o protagonismo e a fala sejam dados a eles também é uma ótima estratégia para deixá-los mais confiantes e confortáveis.

Por isso mesmo, as dinâmicas de reunião de pais são boas opções. São através de situações lúdicas, metáforas e analogias presentes em dinâmicas, que os pais conseguem compreender que o protagonismo escolar não pertence apenas aos professores, mas a eles também, como participantes ativos do desenvolvimento tanto dos próprios filhos e filhas quanto da instituição de ensino como um todo.

Apesar das dinâmicas serem uma ótima abordagem de reunião de pais e mestres, muitos educadores têm dificuldade de desenvolvê-las. É por isso que a Editora do Brasil decidiu selecionar 3 dinâmicas para te ajudar na hora de encarar a reunião de pais.

3 dinâmicas de reunião de pais

Bolinha da expectativa

Essa dinâmica é voltada para o relacionamento dos pais ou responsáveis com seus filhos. É comum que a família deposite nas crianças diversas expectativas. Contudo, quando elas não são atingidas, por diversos motivos, a decepção surge, afetando o relacionamento do aluno com a família e com a própria escola.

O que que preciso? Uma revista velha ou já sem uso.

Como executar? Após finalizado os informes de praxe da reunião, dê uma folha de revista para cada pessoa presente. O professor deve, então, pedir para quem estiver sentado na primeira cadeira dizer qual a expectativa que ele tem para o filho naquele ano letivo. Ao fazer isso, o pai ou a mãe deve fazer uma bolinha com a folha de revista e passá-la para a pessoa sentada imediatamente atrás. A segunda pessoa deve repetir o processo, unindo sua bolinha à bolinha recebida – e assim por diante. 

O último pai deverá entregar a bolinha, que neste momento já estará enorme, para o professor. Ele, por sua vez, deve mostrar a grande bola de papel para os pais e atentá-los para o fato de que ela contém todas as expectativas para as crianças e/ou jovens. Entretanto, para que os docentes consigam carregar algo tão grande quanto a bola que se criou, eles deverão contar com o apoio de toda a família para para que, juntos, possam construir o melhor futuro.

Peixinhos no aquário

Aqui, você irá atentar aos pais para a diversidade da comunidade escolar, lembrando a importância do respeito e da necessidade de se conviver pacificamente.

O que que preciso? Papel pardo, folhas de sulfite, cola, tesouras, lápis grafite, lápis de cor, giz de cera, tinta, etc.

Como executar? Desenhe um grande aquário no papel pardo e cole na lousa. Recorte, então, cada folha sulfite em quatro partes e distribua os pedaços para as pessoas presentes. Deixe à disposição dos pais lápis grafite, lápis de cor, giz de cera, tinta e outros materiais para que eles desenhem peixes. Após concluído, peça para que eles recortem os peixes e colem no aquário.

Ao final, o aquário estará repleto de vários peixes, e nenhum deles igual. O professor deve explicar, então, que o aquário representa a escola e a água, os pais. Já os peixes representam as crianças. Com essa explicação, o professor deve mostrar para os presentes que, independente das crianças serem diferentes umas das outras, todas elas possuem as mesmas necessidades – brincar, estudar, se alimentar, serem cuidadas – assim como todos os peixes precisam da água. 

Por fim, deve ser considerada a união entre escola, família e aluno: como não há peixes saudáveis se não houver água limpa em um aquário, não há um bom aprendizado se os pais, escola e comunidade não se envolverem juntos com o objetivo de prover o melhor para a criança.

Herança genética

A dinâmica da herança genética busca fazer os pais olharem para si para entenderem seus filhos, desenvolvendo a paciência e compreensão.

O que que preciso? Papel sulfite, lápis e/ou canetas.

Como executar? Dê uma folha sulfite cortada em quatro partes para cada familiar na reunião de pais. Cada parte deve ser nomeada A, B, C e D. Na parte A, peça para que o familiar escreva dois pontos positivos e dois pontos negativos dos seus avós maternos (ou seja, bisavós da criança). Na parte B, dois pontos positivos e negativos sobre os avós paternos. Na parte C, o processo deve ser repetido pensando nos próprios pais (avós das crianças). Por fim, na parte D, os pais devem colocar dois pontos positivos e negativos sobre si mesmos, identificando o que eles herdaram em relação aos seus familiares. 

Após o exercício, o professor inicia uma discussão sobre como as crianças também vão herdar características da família. É preciso, então, mostrar que os pais precisam aprender a olhar para os próprios filhos com outros olhos, com mais compreensão e paciência. 

Fonte:

https://demonstre.com/dinamicas-para-reuniao-de-pais/#Dinamicas_para_reuniao_de_pais

https://www.escolaemmovimento.com.br/blog/reuniao-de-pais